WhatsApp

Especialidades

Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica

HÉRNIA INGUINAL

A hérnia inguinal acontece quando uma parte do intestino "sai" por um ponto enfraquecido da musculatura abdominal, passando para baixo da pele e criando uma protuberância na virilha. Essa situação pode ser direta, ocorrendo durante um momento de esforço físico e é mais comum em homens, ou indireta, causada por problemas congênitos.

Os principais sintomas dessa condição são protuberância ou inchaço na região da virilha, dor intensa, prisão de ventre e distensão abdominal.

Nesses casos onde há dor e desconforto, o tratamento é feito através de uma cirurgia, a hernioplastia inguinal, para recolocar o intestino no local correto e fortalecendo os músculos do abdômen, evitando que aconteça novamente.

Essa cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta, com um corte e reintrodução, ou por laparoscopia, por vídeo e pequenos instrumentos, menos invasiva e de recuperação mais rápida. Usualmente é realizada a colocação de uma tela para ajudar a fortalecer a parede abdominal, impedindo o retorno da herniação e a consequente passagem dos órgãos pelo orifício. A escolha da técnica vai depender do histórico do paciente e da situação da hérnia.

Receba novidades